AL é o Estado mais violento do Brasil, diz Ministério da Justiça

Dados foram obtidos, segundo Ministério da Justiça, junto às SDS's.

Os assassinatos, roubos, assaltos e seqüestros registrados diariamente em Alagoas pelo Tudo na Hora, já vislumbravam que o Estado ocuparia a primeira posição do ranking quanto à violência. Mas, esta semana, dados do Ministério da Justiça comprovaram que a Terra dos Marechais é a primeira na escalada do número de homicídios, já que o índice de mortes por 100 mil habitantes passou de 37,2 em 2005, para 66,2 em 2008.
Com isso, Alagoas é detentor de mais um índice negativo, ficando a frente do Espírito Santo, que passou de 37,7 em 2005 para 56,6 em 2008; de Pernambuco, que saltou de 48 para 51,6 no mesmo período e do Rio de Janeiro, que passou de 40,5 para 45,1. O que chama a atenção é o fato de que, em 2005, Pernambuco e Rio de Janeiro ocupavam a primeira e segunda colocação no ranking, respectivamente, mas foram superados por Alagoas e Espírito Santo.
O relatório do Ministério da Justiça aponta, ainda, que o Rio de Janeiro e Pernambuco não conseguiram diminuir o número de mortes não naturais. O que aconteceu, na realidade, para que fossem ultrapassados pelo Espírito Santo e Alagoas, foi o aumento vertiginoso da violência nesses dois estados, já que em três anos o número de homicídios cresceu quase 30 pontos percentuais no território alagoano.

Critérios para a pesquisa

E o Ministério da Justiça considerou, para a realização da pesquisa, um critério único para todos os estados brasileiros. Segundo o órgão, foi levada em consideração a soma dos latrocínios e lesões seguidas de morte, assassinatos, além dos homicídios registrados durante confrontos com a Polícia Militar (PM).
O Ministério da Justiça salienta, no entanto, que os dados obtidos para a realização da pesquisa foram gerados pelas Secretarias de Defesa Sociais dos estados brasileiros, com base nos Boletins de Ocorrências (BO’s) lavrados nas delegacias que integram os municípios de cada um deles. A exceção vale, apenas, para o Estado Goiás, que realiza a computação dos dados somente após a conclusão dos inquéritos policiais.
A pesquisa mostra, ainda, que o Estado brasileiro menos violento é o Roraima, onde em 2008 morreram 10,6 pessoas a cada grupo de 100 mil. Esse número, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é superior ao aceitável, já que a instituição classifica como Zona Epidêmica de Homicídios (ZEP), a partir de dez mortes por cada 100 mil habitantes.

FONTE: www.tudonahora.com.br
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Teste Teste Teste

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. WN MANCHETES - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger